"MUNDOS - O Mundo contado a duas vozes - José Jorge Letria (Poeta, Escritor, Ensaísta)

Explorar Sítio
MUNDOS

 

Escrito a quatro mãos, ou se se preferir a duas vozes, o livro “ Mundos ” é, pela sua estrutura e pela lógica estruturante de narrativa, uma obra de difícil classificação, sobretudo porque mescla os elementos ficcionais com informação factual que tanto pode situar-se no domínio da História como no da Sociologia.

Os autores pertencem a gerações diferentes e conseguem, ultrapassando o quadro de referência que caracteriza esse espaço geracional, constituir um discurso coeso e homogéneo no qual nenhuma das vozes sobressai, nem nenhum estilo se torna hegemónico. Na realidade, é como se existisse somente um escritor.

Neste “Mundos” cabem vários mundos, os do tempo real e os da reflexão sobre os lugares e as pessoas em que assenta a identidade de uma história que se desdobra em várias histórias.

Mas este, é também, um livro que reflecte sobre esta realidade – memória colectiva que se chama Portugal: “Estranho País e Mundo este, que tão mal julga os homens e permite que se condenem os seus heróis, mantendo-os no esquecimento das recordações tardias, ténues e longinquamente inacessíveis. A todos eles, resta-lhes porém a justiça da História. A História é lenta a julgar, mas é justa nas sentenças”.

A amargura da constatação dá lugar à esperança na justiça da história. “Mundos” fala de momentos de uma História Contemporânea como o 25 de Abril, intercalando nesse registo histórico percursos e vidas individuais, sempre de uma forma original e engenhosa.

São estas, razões de sobra para que se assinale o aparecimento deste texto, com a regularidade de ter dois autores, sendo um deles – Norberto Elias – homónimo de um dos maiores sociólogos do século XX. Fique, pois, o leitor atento aos mundos narrados que fazem de “Mundos” um livro a ler.

José Jorge Letria

Actualização: 06-Sep-2006 . Comentários / sugestőes: ajsbranco@mundos.info