MUNDOS - Um Universo de ética e de Valores

(Pires de Andrade*)

Explorar Sítio
MUNDOS

 

Promovendo um tipo de pensamento dinâmico, suportado por um espírito aberto e uma capaciadde de reflexão a "alta velocidade" social, MUNDOS é um supremo testemunho da Ética e dos valores, que fala de Coragem, do Heroísmo, do Destemor e do Sacrifício.

Pela sua leitura conseguimos uma satisfação intelectual e estética, produzida pela elegância do raciocínio e da sua expressão. O símbolo, por excelência enfatizado, não é apenas um acto visual. É, em todos os sentimentos, e sobretudo num sentido humano e integrado, uma realidade vivida.

As fases temporais passadas tornam-se "presentes" de um modo peculiar - uma após outra - como se nós, os leitores, fôssemos testemunhas dos respectivos acontecimentos e vivêssemos "então" - mais exactamente no "agora" de "então".

As qualidades do valor estético constituem algo como uma cintilação luminosa que envolve nos seus raios as objectividades apresentadas e que, ao mesmo tempo, vivida por nós na fruição estética, nos rodeia de uma atmosfera especial e sentimentalmente nos embala, domina e arrebata.

É imperioso afirmar que a obra é uma contagiante afirmação da vontade e do direito responsável de agir e viver na máxima plenitude humanamente atingível. Como um excelente processo de efabulação e de tipificação, de uma nova ética e estética, caracteriza-se por uma hábil e virtuosa arquitectura romanceada, bem como pelo enlace que faz entre os temas da coragem, do sacrifício, e de um humanismo claramente a amanhecer para um certo mundo.

MUNDOS revela a memória como condição da consciência moral, expressando-se esta como um olhar retrospectivo em direcção ao passado e um olhar perscutador em direcção ao futuro. É uma memória criativa, que contém a esperança predominantemente composta de futuro.

Nele encontramos o ardor ideal, a nobreza do perdão, a coragem da resistência, a energia de combater, a fé de triunfar. Com ele cultivamos a esperança ardente, a mistificação subtil da nobre cultura humanista.

Com a reflexão centrada numa ontologia empirista, os autores vão construindo uma trajectória evolutiva, na qual irá vencendo a mentira, destruindo dogmas, esclarecendo mistérios, enfraquecendo fanatismos, desbaratando situações de falsidade, derrubando "mostrengos mandantes".

MUNDOS é, indubitavelmente, uma homenagem transcendente a todos aqueles que serão eternamente paladinos dos Direitos Humanos e indefectíveis defensores da Democracia e da Liberdade.

* Coronel do Exército e Professor Universitário

Actualização: 06-Sep-2006 . Comentários / sugestőes: ajsbranco@mundos.info